Economia e Política em Foco. Beto Menezes escreve: Colapso do SVB pode forçar a Selic para baixo!


0

O Silicon Valley Bank (SVB), banco norte americano destinado a startups e empresas de tecnologia, teve suas atividades encerradas pelas autoridades locais, nesta sexta (10). O governo dos Estados Unidos anunciou que iria intervir para evitar que a quebra do banco afete seu sistema bancário. A crise do banco acendeu o sinal de alerta dos investidores para a possibilidade de mudanças nos rumos da política monetária nos EUA, com reflexos também na trajetória da taxa básica de juros do nosso Banco Central.

Como há um risco de contágio no resto da economia global, o evento do SVB pode levar a um corte na taxa básica de juros americana mais cedo do que o projetado. Para a autoridade monetária americana (FED), é melhor conviver com inflação por um certo período, do que haver uma quebra generalizada da economia com os juros altos. A decisão do FED pode refletir nas decisões do Bacen, já que, se nosso país exige um prêmio maior (juros) por ter mais risco, e os juros americanos caem, o nosso acaba caindo também.

O fechamento do banco americano tem pouco impacto sobre o ecossistema financeiro brasileiro, já que é baixo o número de startups que armazenam volumes de dinheiro em dólar, o que prejudicaria a gestão financeira das companhias, que operam em real. Sem contar que nossa política monetária está mais suscetível à nova regra fiscal, do que à quebra do banco americano. No entanto, estamos na antessala de uma crise de crédito devido a Selic extremamente alta. Se a fonte de crédito secar por falta de confiança no tomador e no credor, é necessário que o Banco Central reduza os juros a fim de incentivar a injeção de recursos na economia. Ambiente de juros altos é como uma maré baixa: quem não está vestido (quem está alavancado ou muito endividado), é logo exposto!

         Eliberto Diniz de Menezes. Economista pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Pós Graduação em Gestão Pública.


Like it? Share with your friends!

0
Glauber Gomes

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *