Economia e Política em Foco. Beto Menezes escreve: Haddad sai vitorioso da disputa entre o PT e os impostos sobre os combustíveis


0

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sai vitorioso da disputa com a ala política do governo, encabeçada pela presidente do partido Gleisi Hoffman, sobre a volta da cobrança de impostos sobre combustíveis. Em reunião nesta segunda, 27, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad, Rui Costa (Casa Civil) e o presidente da Petrobrás (Jean Paul Prates), ficou decidido por uma maior oneração sobre o combustível fóssil (gasolina), do que do biocombustível (como etanol), que é ambientalmente mais saudável.Em contrapartida, a Petrobrás foi obrigada a dividir as responsabilidades com a política de preços dos combustíveis no país.

Quem está feliz é Lula, que esteve por trás dos dois lados na disputa, dando corda a Gleisi nas suas críticas à volta pura e simples dos impostos sobre os combustíveis. Na concepção da presidente do partido, era preciso antes rever a política de preços da Petrobrás. Da mesma forma, incentivou Haddad a manter de pé a ideia da reoneração, a fim de garantir a entrada de novos recursos no caixa do Tesouro Nacional. A ideia é mostra a opinião pública, e ao “mercado”, que a prioridade é ajustar as contas públicas com um olho na questão social.

O Partido dos Trabalhadores conseguiu passar o recado de que todas as decisões do governo irão passar pelo crivo da política. O custo fiscal de manter a desoneração implicaria nas contas públicas e na taxa de juros, tão criticada pelo presidente, agravando um cenário de uma recessão econômica que já é dada por muitos como certa. A corda ficará tencionada o mandato inteiro no tripé: contas públicas/comprometimento social/negociação política. Vamos ver qual lado arrebenta primeiro.

         Eliberto Diniz de Menezes. Economista pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Pós Graduação em Gestão Pública.


Like it? Share with your friends!

0
Glauber Gomes

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *