08 de Setembro. Festa da Padroeira de M. do Chapéu!

Festejada todos os anos no dia 08 de setembro (dia da Natividade de Nossa Senhora), a festa de Nossa Senhora da Graça remonta da fundação da cidade e se identifica com a alma de nosso povo.
Em 08 de setembro de 1943 foi criada e realizada solenemente a primeira festa da padroeira Nossa Senhora da Graça, precedida por um Tríduo, sendo a primeira encarregada Izabel Reis Santos, apoiada pelo padre Leonel Guimarães.
Posteriormente, a festa foi celebrada com muita devoção e entusiasmo pelo povo local, dos distritos e cidades vizinhas, participando das novenas, dando um novo vigor com seus cânticos mensagens, comunhão fraternal que somente a força da religião é capaz de realizar.
Em procissão, a imagem de Maria percorreu as ruas centrais acompanhada pela grande multidão, ao som das músicas litúrgicas tocadas pelas filarmônicas Minerva e Lira Morrense. Em frente à Igreja Matriz o Senhor Bispo Dom Maria Messi exaltou a missão de Maria no meio do povo e conclamou todos os fiéis através da participação, testemunhar Jesus Cristo.
Não podemos separar Morro do Chapéu de sua padroeira, pois nossa cidade nasceu sob a proteção de Maria e suas serras a ela pertence.

Referência:
“Morro do Chapéu- antes e depois da Paróquia Nossa Senhora da Graça”, de Maria Sena Marques (livro)

Deixe um comentário