Evento virtual aberto ao público debaterá o tema tecnologias livres na Chapada Diamantina!

Educação, cooperativismo e tecnologias livres na Chapada Diamantina: conectando saberes e fazeres. Esse é o tema do seminário online previsto para o dia 14 de setembro (quarta-feira), das 14h às 17h, fruto de aprovação em edital de fluxo contínuo da Pró-Reitoria de Extensão do IFBA (Proex), sob coordenação do professor do Campus Jacobina Yuri Wanderley.

Voltado para professores e demais educadores, estudantes de Licenciatura e Pedagogia, pesquisadores e interessados na temática, o evento tarará como palestrantes os seguintes profissionais convidados:

  • Karina Menezes: Professora da FACED/UFBA e participante do Raul Hacker Club – Salvador/BA;
  • Valessio Brito – Educador, ativista digital, especialista em software livre e inovação – Jacobina/BA;
  • Pedro Jatobá – Diretor de Comunicação do Instituto Intercidadania, coordenador da Universidade Livre da Chapada Diamantina e cooperado da EITA (Educação, Informação e Tecnologias para Autogestão) – Mucugê/BA.

“Uma parte considerável das instituições de ensino e dos/as docentes vem adotando a utilização de tecnologias e plataformas proprietárias na mediação de suas aulas. Muitas dessas tecnologias e plataformas, apesar de serem gratuitas, implementam mecanismos de coleta e de tratamento de dados, que vão de encontro aos direitos à privacidade, liberdade de expressão, neutralidade e inclusão, previstos no Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014). Além disso, essa prática vem contribuindo para a privatização da educação pública e para a concentração de poder econômico, cultural e político nas mãos das grandes corporações tecnológicas mantenedoras dessas plataformas, em detrimento à soberania, autonomia e desenvolvimento científico-tecnológico dos estados e das instituições públicas de ensino, que muitas vezes são submetidas às regras e aos interesses dessas corporações. Como uma alternativa à utilização das tecnologias/plataformas proprietárias nos processos de ensino e de aprendizagem, nosso seminário propõe a discussão e o fomento às apropriações de softwares livres e recursos educacionais abertos, alinhados à experimentação de metodologias críticas, contextualizadas e cooperativas nos processos de ensino e aprendizagem. Prevalece como princípios orientadores desta proposta formativa a afirmação de valores como: acesso, transparência, autonomia, liberdade, privacidade, neutralidade, compartilhamento e cooperação, no uso dessas tecnologias/plataformas em contextos educacionais”, destaca o coordenador.

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. Para participar, basta preencher formulário eletrônico: https://forms.komun.org/ifba

  • O link do evento será enviado por e-mail para os inscritos;
  • A participação no seminário garante o recebimento de certificado.

Mais informações: yuri.wanderley@ifba.edu.br

Verusa Pinho de Sá
Jornalista DRT/BA 3546
Mestra em Educação e Diversidade
Especialista em Ensino da Comunicação
Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Jacobina
Departamento de Comunicação (Decom)
(74) 3621-8727 I 8700

Deixe um comentário