Feira Agroecológica da Chapada Diamantina e Forró da UNEB são destaques no junho da UNEB-Seabra

Em clima de celebração e colheita, mais de 30 feirantes de várias cidades e comunidades, realizam nos próximos dias 02 e 03 de junho a II edição da Feira Agroecológica da Chapada Diamantina e o Forró da UNEB. A programação que acontece na sede da UNEB-Seabra, marca a retomada das atividades presenciais da Universidade e da Rede Chapada Agroecológica, que coordena e gerencia a Feira.  

A primeira edição da Feira Agroecológica da Chapada aconteceu em março de 2020 e, desde então, foi interrompida devido à pandemia da COVID-19. Após dois anos sem atividades presenciais, a universidade retoma seu funcionamento no campus e volta abrigar a feira territorial, reunindo estudantes, professores, agricultores e agricultoras e toda a sociedade chapadense. 

Nesta edição, além do azeite de dendê do Remanso de Lençóis, queijo de cabra e doce de cana de Abaíra, os participantes poderão ter acesso a uma intensa programação cultural, atividades infantis, mostra de vídeos e fotografias, lançamento de livros e debates que ajudam a refletir sobre a riqueza e diversidade do campo e da agroecologia da Chapada Diamantina. Isso tudo sem falar do Forró da UNEB, que acontece no dia 02 a partir das 21h. A vasta programação da Feira e do Forró tem o objetivo de festejar a saúde, a fartura no prato, a educação e a ciência pós-pandemia. 

A Feira Agroecológica, por exemplo, é onde as agricultoras e os agricultores familiares comercializam produtos agroecológicos, livre de agroquímicos, diretamente aos consumidores e consumidoras, sem intermediários. As feiras são estratégias de comercialização que dinamizam a produção do campo, proporcionando segurança alimentar e nutricional, e garantindo o aumento da renda familiar camponesa. Além disso, promove o consumo responsável e fortalece a organização comunitária, pois são realizadas de forma participativa, sendo organizada e coordenada pelos próprios/as agricultores e agricultoras. 

Portanto, se você é agricultor ou agricultora familiar e produz produtos sem agroquímicos, entre em contato conosco, através do @unebseabra, no Instagram, e participe da II Feira Agroecológica da Chapada Diamantina e/ou das próximas edições. 

A Feira Agroecológica da Chapada Diamantina tem como apoiadores o CACD da UEFS-Lençóis, o IFBA-Seabra, o SEBRAE, o UNISOL, o Banco do Nordeste, o CEFORC, o CAR, o CODETER, a Prefeitura de Seabra e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Seabra.  

A programação  

No dia 02, a partir das 14h, o Terreiro Lúdico com atividades recreativas e pedagógicas para as crianças marca o início das atividades da Feira Agroecológica da Chapada Diamantina. A atividade será mediada por estudantes estagiárias do curso de Pedagogia da UNEB-Seabra e supervisionado pela professora Fátima Sudré, que também coordena a Brinquedoteca do Campus. 

Além das atividades para as crianças, os feirantes e visitantes terão acesso ao Encontro da Rede Chapada Agroecológica e a Abertura oficial da Feira. Neste espaço, teremos apresentações culturais, artesanatos e comida de qualidade. Curtas da Escola Livre de Audiovisual (ELA) e da comunidade quilombola do Agreste e o lançamento dos Livros “Fenomenal ou Vento em Fúria” e “Vozes Selvagens” de Edilene Payayá e Juvenal Payayá também fazem parte da programação. 

Para finalizar o primeiro dia da Feira, o Forró da UNEB, traz para dentro da Universidade, artistas Chapadeiros para esquentar o público com muito forró pé de serra. Os artistas confirmados até o momento são Raumi Souza e Banda Patuá de Couro, da cidade de Wagner e Percebes Rabelo, de Seabra. O Forró da UNEB vai iniciar suas atividades às 21h e terá entrada solidária destinada a campanha do agasalho e a campanha contra a fome, encampada pela instituição. Portanto, não deixe de trazer um agasalho e um alimento não perecível para ter acesso a nossa festa. 

Como tradicionalmente acontece, também teremos um homenageado, que este ano será seu Jaime Cupertino, personalidade que é referência na luta pelos direitos dos povos quilombolas, na nossa região.   

No dia 03, último dia da Feira, as atividades se iniciarão a partir das 8h da manhã. Teremos oficinas, exposição fotográfica e o primeiro Boca Piu presencial. Nesta edição, o Boca Piu, que também será transmitida pelo Canal da TV UNEB-Seabra, no YouTube, discutiremos Educação: Aprendizados da pandemia e perspectiva para o pós-pandemia com participações confirmadas da UEFS, UNEB, APLB e representantes da educação pública no território. A mediação fica por conta de Brígida Salgado. 

Mais informações, acesse @unebseabra no Instagram. 

 

Atenciosamente,

created with MySignature.io
Diosvaldo Pereira Novais Filho
Núcleo de Comunicação | Universidade do Estado da Bahia | DCHT – XXIII – Seabra
Contato Pessoal:  7499954-9503
Contato Profissional:  753331-2222
Email:  dfilho@uneb.br / diosvaldofilho@gmail.com
Endereço Profissional:  Rua Francisco Costa, 479 – Seabra.
created with MySignature.io
created with MySignature.io

Deixe um comentário