Ennel Green Power promove a 6ª edição do CineSolar até 12 de maio na Bahia e Piauí. M. do Chapéu é contemplada!

Sessões do projeto são geradas 100 % por energia solar e abordam temas como educação ambiental, ecologia e cozinha sustentável;

  • Primeira etapa do projeto neste ano será realizada nos municípios baianos Caetité, Morro do Chapéu, Campo Formoso e Tabocas do eBrejo além de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí.
  • A segunda etapa do projeto está prevista para o segundo semestre, quando o Cine Solar deverá chegar a mais municípios na Bahia, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte

 

A Enel Green Power (EGP), promove a 6 ª edição do Cinesolar, com entrada gratuita, de 3 a 12 de maio, em quatro municípios da Bahia e um no Piauí. O Cine Solar é uma iniciativa sustentável que se tornou possível a partir da utilização da energia solar de estação móvel, que permite o carregamento das câmeras e demais equipamentos de gravação utilizados para a produção do conteúdo audiovisual. As imagens são produzidas e editadas 100% por meio de energia solar. Desde 2017, o projeto já percorreu 100 mil quilômetros, além de levar entretenimento a mais de 20 mil pessoas.

A iniciativa é também pioneira no cinema itinerante movido a energia renovável em todo o Brasil. Levando a experiência das telonas para comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais em todo o território nacional, o Cine Solar também realiza, durante o dia, oficinas e atividades lúdicas para os moradores dos locais em que as sessões são realizadas.

Para Debora Pinho, responsável pela área de CSV e Projetos de Sustentabilidade em Geração e Transmissão da Enel, o cinema itinerante consegue levar temas de meio ambiente e sustentabilidade às comunidades vizinhas dos empreendimentos renováveis da Enel Green Power, que na maioria das vezes estão distantes de capitais brasileiras e, por isso, têm pouco acesso ao cinema.

“É uma iniciativa inovadora. Um cinema movido totalmente a energia solar – que é uma energia limpa e mostra na prática como as fontes renováveis podem e devem estar presentes de forma positiva no dia a dia de todos”, afirma.

Como parte do projeto, o Cinesolar realiza ainda diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos resíduos à reutilização de materiais recicláveis.

Sob a ótica da sustentabilidade e da economia circular, são abordados os preceitos da ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) 3 – “Saúde e bem-estar”, que tem como premissa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Em todas as cidades, o projeto contempla, por exemplo, a oficina “Longevidade, saúde e cosméticos naturais – um olhar sobre a sustentabilidade”, que aborda a medicina complementar e natural, com práticas voltadas à saúde do corpo e da mente e que favorecem o envelhecimento saudável e a manutenção da saúde.

Sobre o Cinesolar – Lançado em 2017, o Cinesolar promove exibições de cinema itinerantes geradas por energia solar e já realizou mais de 1.100 sessões pelo Brasil, superando o público de 195 mil pessoas. Para levar os filmes aos locais mais remotos, muitas vezes sem energia elétrica, o Cinesolar conta com duas vans equipadas com painéis solares e sistema de conversor de energia que proporcionam até 20 horas de atividades ininterruptas. Cadeiras, sistema de som, projeção e telão são oferecidos para montar uma verdadeira sala de cinema ao ar livre. O uso de energia renovável nas exibições resultou na economia de 2.317.

 

Sobre a Enel Green Power – A Enel Green Power®, dentro do Grupo Enel, desenvolve e opera usinas de energia renovável e está presente na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. Líder mundial em energia limpa, com capacidade total de cerca de 54 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, a Enel Green Power está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas de energia renovável.

Programação do Cine Solar na Bahia e Piauí 

 

Programação em Caetité (BA):

Oficina  ‘Longevidade, saúde e cosméticos naturais – um olhar sobre a sustentabilidade’

Data: terça-feira, dia 3, das 14h30 às 17h

Local:  Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB) – Rua da Chácara – bairro da Chácara – Caetité/BA

Cinema

Data: terça-feira, dia 3, das 18h às 19h

Local: Anfiteatro da Praça da Catedral – Centro

 

Programação em São Gonçalo do Gurguéia (PI):

Oficina – quinta, dia 5, das 14h30 às 17h

Local: CRAS- Rua 4 de outubro, s/n

Cinema: quinta e sexta-feira, dias 5 e 6, as 18h30

Local: Em frente a Casa de Cultura, Rua Pedro Dualibe, S/N

 

Programação em Morro do Chapéu (BA):

Oficina: domingo, dia 8, das 14h30 às 17h e segunda, dia 9, às 14h.

Local: Casa da Arte, Praça Augusto Públio, Centro

Cinema: domingo, dia 8, às 18h

Local: Passarela das Flores – Praça Augusto Públio, Centro

 

Programação em Campo Formoso (BA):

Oficina – terça e quarta, 10 e 11, das 14h30 às 17h

Local: Escola Municipal Antônio Francisco de Oliveira

Cinema: terça, dia 10, às 18h

Locais: Juazeiro, Comunidade Goiabeira II – Escola Municipal Antônio Francisco

 

Programação em Tabocas do Brejo (BA)

Oficina: quinta, dia 12, das 14h30 às 17h

Local: Escola Reino da Alegria, rua José Pereira, Centro.

Cinema: quinta, dia 12, às 18h

Local: Calçadão da Praça Castro Alves, Centro

O projeto inclui oficinas de Sustentabilidade também.

Deixe um comentário