Variante da covid-19 de Manaus é identificada na região de Jacobina e liga o sinal de alerta nos municípios!

A circulação da variante da covid-19 de Manaus, a P1, foi identificada no município de Jacobina, na região da Chapada Norte. Essa confirmação foi enviada ao Núcleo Regional de Saúde do Centro-Norte (NRS) de Jacobina pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) na última segunda-feira (31). Também foi registrada a variante nas cidades de Quixabeira, Serrolândia e Caém, todas na mesma região que Jacobina.

A informação foi encaminhada para todos os quatro municípios, no intuito de intensificar ações de prevenções e controle ao avanço do coronavírus. De acordo com especialistas, essa variante pode ser até duas vezes mais transmissível do que as cepas anteriores, segundo descoberta de um estudo internacional publicado recentemente na revista científica Science.

Por meio de análise do relógio molecular, os pesquisadores descobriram que a variante provavelmente surgiu em Manaus, em meados de novembro de 2020, cerca de um mês antes do aumento acentuado no número de novas internações em decorrência da covid-19 na cidade.(Jornal da Chapada)

Deixe um comentário