Pela primeira vez na história da Chapada, um vereador propõe projeto para retirar prioridades restritas a funcionários da Câmara de Piatã, o objetivo é priorizar investimentos em saúde e educação no município. Em 2019, o vereador já havia lançado esse projeto para extinção do décimo terceiro salário de prefeitos e vereadores mas não foi aceito por alguns servidores da oposição.
O lançamento desse projeto representa uma vitória para os piataenses que lutam há anos para alcançar a emancipação dos direitos iguais sem privilégios para políticos. Conforme legislação atual da câmara, somente alguns servidores tem determinados benefícios como férias no meio do ano e décimo terceiro, o que vai de encontro a legislação e fere os direitos das comunidades presentes na constituição.
O vereador Ronaldo Souza repudia essa obtenção de férias no meio do ano e propõe que as férias sejam determinadas pela legislação estadual com igualdade de direitos para todos funcionários do município.
Após reunião com líderes de várias comunidades rurais e quilombolas o vereador assinalou ainda, a importância do estabelecimento de prioridades no uso de recursos orçamentários, para melhorar a educação e saúde nas comunidades de Piatã.
Na foto, jovem que perdeu a bebê ,ela relata que a filha teria nascido morta porque ao recorrer ao hospital de Piatã não havia nenhum cirurgião para atendê-la. Ela então teve que percorrer 215 km para fazer o parto já sentido as dores.
O vereador foi até as comunidades rurais e ouviu as dificuldades dos moradores para elaborar seu projeto.
“Precisamos com urgência priorizar o investimento dos recursos na saúde. São frequentes casos de mulheres que perdem bebês na comunidade porque o hospital de Piatã não faz partos, isso é uma injustiça”, diz mãe da jovem indignada.
“Não existe nas escolas rurais bem como no centro de Piatã ,uma infraestrutura adequada para atender crianças com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento, nem profissional em Libras para garantir esse atendimento e alcançarmos uma educação inclusiva, concomitante a isso, falta estrutura nos hospitais e existe uma desvalorização real dos professores e profissionais de saúde que recebem até menos que um salário mínimo.”. Diz vereador
Após reunião do vereador Ronaldo com as comunidades, moradores de Jacobina e Salitre relatam que ficaram por um longo período sem o acesso á escola em 2018 e 2019 devido a situação caótica das estradas na comunidade e falta de assistência da gestão municipal.
“A barragem construída aqui há anos desabou no ano passado e desde janeiro a comunidade está sem acesso á cidade, os idosos da comunidade de Jacobina ficam doentes e não conseguem carro para transportá-los para o hospital porque não há estradas e gestantes perdem seus bebês por falta de acesso” diz moradora de Jacobina.
“São explícitas condições caóticas na saúde ,não há nenhuma maternidade no município e jovens estão morrendo no parto por falta de cirurgião ,tão pouco os recursos são destinados ao atendimento dos idosos e crianças tal como prever a legislação” diz outro morador de Inúbia que perdeu a filha de 20 anos durante um parto no hospital de Piatã.
Em concomitância a esse projeto que coloca como prioridades os recursos na saúde e educação, Ronaldo Souza lançou em 2019 o projeto para o primeiro centro de atendimento aos idosos e tem como objetivo primordial acolher os idosos em tempo integral ,beneficiários de todos comunidades rurais deverão ser atendidos ,mas conforme assinala o vereador, para que o trabalho seja concretizado falta ainda o apoio da gestão municipal.