Paciente descobre que está com Covid 19 enquanto pernoitava em M. do Chapéu!

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, vem por meio desta, informar que no final da tarde de quarta feira (03/06/2020), a barreira sanitária do portal identificou um carro oriundo de Salvador, onde os passageiros informaram que estavam indo em direção a Irecê-BA, mas por questões urgentes de trabalho precisaram pernoitar em Morro do Chapéu. Os mesmos receberam orientações sobre as restrições da Vigilância em Saúde no município, assinaram a notificação de isolamento/quarentena, tiveram a temperatura aferida (apresentavam temperatura normal) e foram direcionados para o isolamento em um hotel da cidade.
À noite, por questões de prevenção, a polícia militar foi acionada, compareceu ao hotel e teceu orientações sobre o decreto em vigência a fim de se cumprir o mesmo. Entretanto, durante a abordagem, a guarnição foi informada que um dos passageiros tinha acabado de receber através de mídia social (WhatsApp) a confirmação do exame positivo para COVID-19. Imediatamente, a guarnição informou a esta secretaria, que a partir deste momento contactou o paciente via telefone celular, a fim de reforçar as orientações e monitorar a condição clínica de saúde, no intuito de preservar a vida do mesmo.
Reforçamos que todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas e nesta manhã, o serviço de Telemedicina realizou uma consulta com o paciente e autorizou o seu retorno para Salvador-BA. Em seguida, a Vigilância Epidemiológica rastreou todos os locais visitados pelo casal, e está procedendo com a realização de teste rápido em todos os munícipes que tiveram contato próximo com o paciente. Todos serão monitorados por equipes de saúde nos próximos dias e terão os testes repetidos ao final do monitoramento. Desta maneira, a Secretaria de Saúde reforça a importância da população permanecer em casa e só saírem para realizar atividades essenciais. Por fim, informamos que esta Secretaria tem baseado seu trabalho na transparência, verdade e ética profissional e, por isso, tem procurado ao máximo preservar a intimidade pessoal, principalmente dos pacientes diagnosticados com a COVID-19. Pedimos parcimônia à população e contamos com a colaboração de todos.

Deixe uma resposta