M. do Chapéu de Luto. Faleceu Zu Eletricista!

UMA VIDA.

Vive para o bem quem encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditoso aos outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. JOSEMAR MAIA DOS REIS, nosso querido ZU, não desejo com essa singela homenagem estabelecer julgamentos, pois, só nós, no nosso intimo sabemos o quanto somos ainda imperfeitos, e o julgar, é prerrogativa do ser SUPREMO. Dito isso, quero nesse momento exaltar o papel social, cultural, afetivo, progressista, político e especialmente de cidadão que você ZU, desempenhou em terras morrenses. Quando nos reportarmos ao esporte, vamos encontra a sua figura dando a sua parcela de contribuição; se abrirmos as páginas da história da Sociedade Filarmônica Minerva, lá vai esta você; quando falamos da Sociedade São Vicente de Paulo e do Hospital São Vicente de Paulo, eis que lhe encontramos por lá, sempre prestativo/solicito, e como um grande incentivador dessas entidades; no que tanque ao exercício da política partidária teremos o ZU vereador por mais de um mandato, desempenhando o seu papel, nos moldes das conjunturas políticas da época, mas tendo sempre uma grande preocupação com os mais carentes.
E o ZU progressista? Onde eu encontrei! Eu o encontrava quando das minhas conversas com ele, e no seu expressar do desejo de vê essa nossa terra avançar, progredir… Ai, eu sentia o ZU otimista, o cara que me relatava a experiência e alegria de ter sido o operador do 1º gerador de energia na “Usina Força e Luz”, nos idos dos anos de 1951, e também de ter estado nas “alturas”, quando ele, juntamente com Netinho (seu cunhado) e Mano, terem dividido a sensação de vê o Morro do Chapéu, do alto, quando fincavam o primeiro poste para iluminação pública em nossa cidade. Contudo, o ZU maior que carregaremos conosco é esse ser cordial, que viu muitos de nós nascer, crescer e seguir adiante. É o ZU que nasceu MAIA DOS REIS, mas quis o destino que ele por conta do entrelaçar de famílias, se tornasse um SOUZA OLIVEIRA, um RODRIGUES DE OLIVEIRA…
É ZU, nos despedimos hoje, num dia chuvoso, em momentos de provações maiores no planeta… mas nada disso diminui o carinho que temos pelo ZU, pelo PAINHO, pelo tio ZU. Por VOCÊ, que mesmo com suas falhas soube em sua caminhada por esse orbe, em várias situações ter como primeiro impulso pensar nos outros, antes de pensar em si, e cuidar dos interesses dos outros, antes do seu próprio interesse.
Para mim, duas palavras definem bem o cidadão “ZU” – CORDIALIDADE e TRABALHO.
Siga em PAZ.

Pedro Roberto Bento Oliveira – 11.04.2020.

(Zu era meu padrinho, externo a madrinha Mariana e aos filhos, meus amigos o mais profundo pesar pela sua passagem para um plano melhor. Glauber Gomes)

2 comentários em “M. do Chapéu de Luto. Faleceu Zu Eletricista!”

  1. Meus sinceros sentimentos de pesar a família enlutada.
    O seu ZU pra mim era um amigo, uma pessoa do bem, eu nunca vi seu ZU cabisbaixo sempre alegre com a mesma cara para com todos.
    Saudades eternas!
    Meus sentimentos a família

Deixe uma resposta