Conceição de Coité sediará encontro nacional de rádio amadores em 16 e 17 de novembro. M. do Chapéu estará presente!

Acontece entre os dias 16 e 17 de novembro, em Conceição do Coité (BA), o Encontro Nacional de Radioamadores e Operadores da Faixa do Cidadão. Com a programação bastante diversificada e marcada por sorteios de brindes, o evento conta com a solenidade de abertura do museu do rádio, demonstração de tiro esportivo e contato via satélite, além de show musical, vendas de rádios e palestras sobre homologação de equipamentos, radioamadores nas eleições, contatos de longas distâncias (DX) e expedições. Realizado pela ARCCO – Associação de Radioamadores de Conceição do Coité, o encontro deve reunir comunicadores de  várias regiões do Brasil, além de radioamadores de outros países.

Rádios amadores de João Dourado, Irecê e Morro do chapéu-(Ba) estarão presentes no encontro.

O radioamadorismo é um hobby técnico-científico e um serviço de telecomunicação . É praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas pelas autoridades de telecomunicações para a intercomunicação e estudos técnicos sem motivo de lucro. O radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamenta as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade que obrigatoriamente devem ser seguidas pelos praticantes, chamados de radioamadores.

A data de 5 de novembro foi escolhida para a comemoração do Dia do Radioamador pela LABRE em gratidão ao decreto que regulamentou o radioamadorismo no Brasil.

 

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 60 mil radioamadores licenciados.

Deixe uma resposta