2º Fórum de Mulheres e Pedalada Feminina acontecerão em M. do Chapéu!

Os dados assustam: segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2017, o Brasil teve 4.473 homicídios dolosos em mulheres. Destes, 946 foram considerados feminicídios, ou seja, foram mortas simplesmente por serem mulheres.  Se considerarmos o último relatório da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocuparia a 7ª posição entre as nações mais violentas para as mulheres de um total de 83 países.

Por isso, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de combater as diversas formas de violência contra a mulher e discutir a temática nos diversos setores da sociedade morrense, o Coletivo Empodera Morro e a Associação dos Filhos e Amigos de Morro do Chapéu, a ASFAM, com o apoio da Enel e da Prefeitura realizam no próximo dia 23 o II Fórum de Mulheres com o tema “Mulheres nos espaços de poder: ocupar para transformar”. No ano passado, o Fórum contou com a participação de 220 pessoas e representantes do governo estadual, como a Secretária Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis. Esse ano o Fórum já tem a presença confirmada de Michele Fraga da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, a Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento e professora de dança do Ilê Aiyê Sueli Conceição e a Conciliadora do Tribunal de Justiça Juliana Gama.

Além disso, no dia 24 acontece a II Pedalada Feminina pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, realizado pelo Empodera Morro, ASFAM e Orquídeas do Pedal. O evento, gratuito, levou às ruas de Morro do Chapéu o ano passado 150 mulheres.

Em 2018 o projeto Mês do Empoderamento Feminino vem com o intuito de fortalecer os grupos de mulheres que foram beneficiadas no ano passado e que continuaram as atividades, como as que produzem biscoitos em Queimada Nova, as do Vale Ouro com a continuação das aulas de corte e costura e as artesãs de Ouricuri II com ajuda na construção da sede própria. Além disso, o projeto pretende ajudar no fortalecimento individual e coletivo das mulheres morrenses.

O projeto Mês do Empoderamento Feminino

Desde o ano passado o Coletivo Empodera Morro e a ASFAM, com o apoio da Enel Green Power e da Prefeitura de Morro do Chapéu realizam o projeto Mês do Empoderamento Feminino. A ideia surgiu com o intuito de realizar campanhas de prevenção à violência contra as mulheres e oferecer oficinas de geração de renda, tendo em vista que a dependência financeira é uma das principais causas da permanência das mulheres em relacionamentos abusivos.

A Enel Green Power apoiou o projeto desde o início. Até agora já foram implantadas nove oficinas de geração de renda em Morro do Chapéu e em Cafarnaum, com o total de 180 mulheres beneficiadas.

Deixe uma resposta