Octaviano Gonçalves apresenta o quadro: Personalidades do Morro (01)! Joazino Ribeiro!

QUADRO: PERSONALIDADES DE MORRO DO CHAPÉU.

DESTAQUE: Músicos-maestros

JOAZINO RIBEIRO.

Nasceu em Morro do Chapéu no dia 31 de maio de 1902, filho de José Ribeiro e Joaquina Brasilina. Sua profissão era alfaiate, mas se notabilizou como músico, cuja carreira começou aos doze anos, sendo seu primeiro instrumento o realejo, mas dedicou-se à clarineta, sendo músico da Sociedade Filarmônica Minerva tendo sido seus maestros Teodoro Reis dos Santos, Cícero Lemos e Honório de Souza Pereira.

Além de ter maestro na Minerva nos anos de 1955 e de 1964 e também foi regente de várias filarmônicas das cidades de Afrânio Peixoto, Mundo Novo, Lençóis, Juazeiro, Barra do Mendes, dentre outras. Em 1970 escreveu algumas páginas musicais como os dobrados para homenagear seus amigos Cirilo Reis, Tolentino Guimarães e uma polaca Senhora Rita Guimarães (informações retiradas do manuscrito da sua filha). Exímio clarinetista, gravou em São Paulo um LP de chorinhos de sua autoria e de outros autores, o qual foi passado para CD pela prefeitura municipal e geralmente é distribuído em eventos culturais da cidade.

Casou-se com a Sra Sueza Miranda com quem teve a sua única filha Elzita Ribeiro e contraiu o segundo matrimônio, com D. Alexandrina, D. Xanda. Era espírita , fez muitas caridades e realizou outras promoções como ceias no Natal. Faleceu em Morro do Chapéu no dia 13 de janeiro de 1995, aos 93 anos de idade, deixando um grande legado para cultura da sua terra atrás das suas composições e gravações musicais.

Deixe uma resposta